top of page
  • Foto do escritor1ª Jornada Prospectiva

Brigadeiro Linhares fala na sexta sobre ameaças cibernéticas ao poder aeroespacial

Atualizado: 1 de jul. de 2019


O aumento da inserção espacial nas estratégias de defesa de vários países do mundo tem colocado em alerta a questão da segurança cibernética nesse domínio. Enquanto novas tecnologias prometem reforçar o bloqueio ao acesso de agentes mal-intencionados, outras inovações colocam frequentemente em teste a capacidade de resposta dos Estados aos ataques maliciosos.


Uma das características da defesa cibernética é o paradoxo tecnológico, que considera que quanto mais desenvolvido estiver um sistema, mais dependente da Tecnologia da Informação ele se encontra e mais vulnerável pode estar às ações inimigas. Neste contexto, está inserido o domínio aeroespacial, já que as atividades cibernéticas, perpassam os domínios terrestre, marítimo, aéreo e espacial, podendo criar liberdade de ações diversas.


Para falar sobre esse assunto, o Brigadeiro (Int R1) Pedro Arthur Linhares Lima vai estar na 1ª Jornada de Prospectiva em Defesa com a palestra Ameaças cibernéticas ao poder aeroespacial. O oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) é mestre em Ciência da Computação pelo Air Force Institute of Technology dos Estados Unidos da América e doutor em Ciências e Engenharia de Produção pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente em Projetos de Sistemas de Tecnologia da Informação, Governança de Tecnologia da Informação e Segurança Cibernética. Veja a programação completa no site da 1ª Jornada de Prospectiva em Defesa.

91 visualizações0 comentário
bottom of page